(18) 3608 - 6470

O que é piso laminado

Se você está buscando informações sobre o que é piso laminado, já deve ao menos ter ouvido falar sobre algumas de suas características. Nesse post explicaremos brevemente o que é o piso laminado, sua composição, características do produto, vantagens e desvantagens de se aplicar esse material de revestimento em sua casa ou ambiente de trabalho.

Piso laminado – o que é

O chamado piso laminado é um revestimento de piso – e algumas vezes de paredes – que apresenta um acabamento semelhante ao carpete de madeira, é resistente à abrasão, mas se destaca principalmente por ser um revestimento de fácil limpeza – confira o método correto de como limpar piso laminado aqui – além de ter o preço mais em conta que os pisos de madeira, o que fez com que ele ganhasse muita popularidade nos últimos anos no Brasil. Confira abaixo o gráfico fornecido pelo Google Trends sobre o crescimento do interesse do público sobre o piso laminado.

Vale lembra que se os métodos de limpeza e manutenção do piso laminado forem seguidos à risca, sua via útil pode tranquilamente passar de 15 anos.

Camadas do Piso laminado

A composição do piso laminado vai variar de acordo com o fabricante, mas basicamente  existem quatro camadas que compõem o piso laminado;

Camadas do piso laminado

  • Balanço – é a parte inferior do piso, responsável pela sua estabilização e pela resistência do produto à umidade. Geralmente é composta de um material mais maleável, como Kraft ou material sintético.
  • Substrato – é a principal de piso. Composta em geral de compensado de alta densidade como o HDF, HPP ou outro, é a camada do piso responsável por dar à resistência a impactos, além de ser onde se encontram os encaixes para colocar o piso laminado.
  • Lamina decorativa – é a camada que decorativa que dará o aspecto ao piso laminado. Essa camada pode ser impressa ou um filme de madeira, dependendo do fabricante ou da linha do piso escolhida. É a camada que irá variar entre os diferentes modelos de piso.
  • Overlay – é a camada superior, uma espécie de película sobre a lâmina decorativa, porém com alto índice de resistência à abrasão, que dará a proteção contra riscos e arranhões ao revestimento.

Piso Laminado ou carpete de madeira?

Basicamente o piso laminado e o carpete de madeira não possuem nenhuma diferença estética, porém, se você for consultar seus preços, vai perceber que o carpete de madeira possui um preço muito mais em conta. Isso, porém, é muito simples de se explicar: a diferença entre os dois revestimentos não se encontra no acabamento final proporcionado pelo revestimento, mas sim em sua vida útil. Esses padrões são especificados através da norma técnica NBR 14833-1:2009, que normatiza os pisos laminados. Segundo ela, o piso laminado é aquele capaz de suportar mais de 900 ciclos de abrasão em ensaio. Caso sua resistência seja inferior, ele será caracterizado como carpete de madeira.

Ou seja, o carpete de madeira pode ser uma alternativa mais econômica ao piso laminado, mas o piso laminado é muito mais adequado se você busca um revestimento que vá durar à vida toda.

Vantagens do piso laminado

AS vantagens apresentadas pelo piso laminado em relação a outros revestimentos são inúmeras. A seguir, disponibilizamos uma pequena lista para você comparar com outros revestimentos:

  • Baixo custo: O preço do piso laminado é muito inferior em relação ao piso de madeira;
  • Fácil limpeza: um dos diferenciais deste revestimento. Basta um pano úmido para limpar a maioria das manchas;
  • Fácil instalação: As placas do piso apresentam encaixe tipo macho-fêmea, que facilitam a instalação, além de apresentarem grande firmeza. Podem ser coladas ainda para garantir a união das peças.
  • Ecologicamente correto: As placas de piso laminado são compostas por compensado, da qual a maioria dos fabricantes já adotou o uso de madeira reflorestada de florestas certificadas.
Voltar